COMO SE TORNAR CONSCIENTE – Percebendo todas as sensações de seu corpo.

“Você deve, basicamente começar com a consciência física. Pode ser com atividades físicas normais nas quais você está inconsciente. As quais você transformou em um hábito, como escovar os dentes.

Nas manhãs, quando escova os dentes, você faz isto muito mecanicamente. Você deve fazer isso com muita consciência, sentindo a escova indo contra os dentes. Sua gengiva, a sensação que isto cria… tal atividade está ok.

E então em seu banho matinal, ou qualquer que seja. Como a água corre pelo corpo e as sensações que o corpo gera.

Normalmente você tornou isso um hábito, não está ciente do que está acontecendo. Então você pode se tornar consciente disto.

E enquanto você está comendo, a mente tende a estar distraída. Ao invés, foque na comida, o gosto, a textura, o cheiro. Você pode fazer isto.

Ao andar por exemplo, você pode se tornar consciente das coisas complexas, envolvidas no ato de andar.

Como os músculos estão funcionando, como as mãos e as pernas estão se movendo. Você pode começar observando todas estas coisas.

Pode utilizar qualquer som para isso, ou você está prestando atenção ao som, ou está distraído. A coisa ideal a se fazer são atividades físicas que se tornaram um hábito para você.

Se você trouxer consciência para isso, se tornará uma nova experiência.

Outra coisa que você pode tentar é trazer a cabeça e olhar entre as pernas. De cabeça para baixo e assim você sentirá que está vendo as coisas de forma diferente, o hábito está quebrando.

A chave é: Faça coisas que normalmente você faz, mas se torne intensamente consciente disso.

Pode ser qualquer atividade baseada na sua cultura.

E se você trouxer uma mudança para isso, como por exemplo, olhar entre as suas pernas, é muito mais efetivo.

A outra coisa é quebrar o hábito, por exemplo, se você faz uma caminhada matinal, por alguns dias você pode fazer uma caminhada noturna.

Assim o hábito tende a mudar.

Outra coisa que você pode fazer é: Vá a lugares que nunca foi antes. Onde a mente terá dificuldade de se relacionar, isto pode quebrar o padrão. Pode ser um mercado, um local ocupado, qualquer lugar. Algo que é novo, que pode ser um desafio para sua mente, porque você não está acostumado com isso.

Se continuar fazendo isso por pelo menos 49 minutos ao dia. Pode ser em divisões de 7. Por 7, 14, 21, 28, múltiplos de 7.

Após 21 dias, estranhamente, o cérebro quebra o hábito de estar inconsciente.

E começa a se tornar mais e mais consciente.

Essa consciência, você pode lentamente trazer para dentro. Então você se torna consciente do que está acontecendo internamente. O resto é bastante automático.

Não há nada que você precise fazer a não ser se tornar consciente. Só isso. Todo o resto é automático.”

– Sri Bhagavan

 

 

Facebook
Facebooktwittergoogle_pluspinteresttumblrmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.